quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Pelo Rei e Pela Grei

Henri de la Rochejaquelein - 1772-1794

Henri du Vergier de la Rochejaquelein foi o mais jovem general da Contra-revolução Francesa. Ao lutar contra as tropas da República Francesa em Abril de 1793, com Maurice-Louis-Joseph Gigot d' Elbée e o Marquês de Bonchamps, terá proferido as famosas palavras de ordem:


"Mes amis, si j'avance, suivez-moi! Si je recule, tuez-moi! Si je meurs, vengez-moi!"

"Meus amigos, se eu avançar, sigam-me! Se eu recuar, matem-me! Se eu morrer, vinguem-me!"

No ano seguinte, ao tentar reunir uma força pró-monárquica, foi assassinado aos 22 anos por soldados republicanos.
Louis de la Rochejaquelein - 1777-1815
O seu irmão Louis - de quem curiosamente possuo uma gravura -tornou-se a então a cabeça dos contra-revolucionários Realistas e promoveu a Causa Real Francesa durante os Cem Dias. Sucumbiria também às mãos de republicanos na Batalha de Pont-de-Mathis em 4 junho de 1815.
Alguns eruditos consideram a matança das centenas de milhares de Realistas católicos pelo anticlerical Estado Francês no fim da guerra como sendo o primeiro genocídio moderno.
Diogo de Figueiredo Mayo

Sem comentários:

Enviar um comentário